Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

quarta-feira, 25 de março de 2009

Valor

Capra refere-se aos valores humanos como a honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego,amor, coragem, importancia, dente outros, quando menciona uma mudança de paradigma. Afirma que essa mudança deve conter novas percepções, maneiras de pensar e valores. O novo paradigma visa a mudança de valores auto-afirmativo para valores integrativo (pág. 27).

Os valores humanos existem pois, os seres humanos possuem sistema nervoso. E como expõe Maturana e Varela (2007, pág. 146), "o sistema nervoso é um instrumento por meio do qual o organismo obtém informações do ambiente, que a seguir utiliza para construir uma representação de mundo que lhe permite computar um comportamento adequado à sua sobrevivência nele". 
Desta forma fica explicito que os valores são diferentes em comunidades com meio ambiente diferentes. E que em um dado ambiente os valores da comunidade foram em congruência para valores comuns desta comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário