Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comportamento

Maturana e Varela (2001, p. 152) entendem por Comportamento "às mudanças de postura ou posição de um ser vivo, que um observador descreve como movimentos ou ações em relação a um determinado ambiente"

Ainda segundo Maturana e Varela (2001, p. 153) " corresponde à descrição que fazemos dos movimentos do organismo num ambiente que assinalamos"

2 comentários:

  1. Maturana e Varela (2007, p. 153 e 154) ainda colocam, no meu entendimento, "Conduta" como sinônimo de "Comportamento".

    Além disso, colocam que a conduta não é algo que o ser vivo faz em si, pois nele só ocorrem mudanças estruturais internas. E que, na medida em que as mudanças de estado de um organismo dependem de sua estrutura (e esta de sua história de acoplamento natural), essas mudanças de estado do organismo em seu meio serão congruentes ou comensuráveis com ele, quaisquer que sejam as condutas e os ambientes que descrevamos.

    Os autores afirmam ainda que o êxito ou o fracasso de uma conduta são sempre definidos pelo âmbito das expectativas especificadas pelo observador.

    ResponderExcluir
  2. Em sala, foi levantada a questão da definição do termo "conduta" separadamente, baseando-se na leitura por parte de alguns alunos do Capítulo XII - "Sistema Nervoso e Conhecimento". Alguns alunos afirmaram que o termo aparecia com muita recorrência e que foi bem definido.

    O que observei foi que, nas edições antigas do livro, era utilizado o termo "conduta" e que, na edição de 2007, o termo foi trocado por "Comportamento". Isso pode ser observado nitidamente no início da seção "Clausura operacional do sistema nervoso", onde ocorre essa troca de termos logo na definição de "conduta" (edições antigas) ou "comportamento" (edição mais nova). Vou aproveitar para atualziar a definição de comportamento, definida novamente nessa seção.

    "Comportamento é a descrição - feita por um observador - das mudanças de estado de um sistema em relação a um meio, ao compensar as perturbações que dele recebe" (Maturana e Varela, 2007, pg 181).

    ResponderExcluir