Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

Maturana e Varela (2001, p. 54) entendem por ORGANIZAÇÃO “as relações que devem ocorrer entre os componentes de algo, para que seja possível reconhecê-lo como membro de uma classe específica”. Entendem por ESTRUTURA de algo “os componentes e relações que constituem concretamente uma unidade particular e configuram sua organização”.

Um comentário:

  1. Estrutura, organização e determinismo ambiental são conceitos interdependentes para Maturana e Varela. Segundo os autores, os seres vivos são determinados por sua estrutura, ou seja, o que ocorre em determinado momento depende da estrutura nesse instante. A esse conceito, eles denominam de determinismo estrutural.
    A estrutura de um sistema é a forma como os seus componentes interconectados interagem sem desfigurar a organização. A organização é a determinante de definição e a estrutura é a determinante operacional. Enquanto a primeira identifica o sistema, a segunda mostra como as partes interagem para que ele funcione. O momento em que um sistema se desorganiza é o limite de sua tolerância às mudanças estruturais.

    ResponderExcluir