Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Contabilidade Lógica

Segundo Maturana(2001, p. 150), contabilidade lógica "equivale a não perder de vista aquilo que vem sendo exposto desde o começo: tudo o que é dito é dito por alguém. Como todas as soluções para aparentes contradições, tudo consiste em sair do plano da oposição e modificar a natureza da pergunta, passando para um contexto mais abragente."
"Como observadores, podemos ver uma unidade em domínios diferentes, a depender das distinções que fizermos. Assim, por um lado podemos considerar um sistema de domínio de funcionamento de seus componentes, no âmbito de seus estados internos e modificações estruturais", explica Maturana(2001, p.150).

Um comentário:

  1. Esse termo foi inserido pelos autores (Maturana e Varela, 2001) quando era tratada a questão do Representacionismo x Solipsismo (Seção "Sobre o fio da Navalha", pg 146). À partir da adoção de uma "contabilidade lógica", o obserservador não precisa necessariamente analisar uma unidade sobre o ponto de vista de um domínio ou outro - ele pode ora optar por um, ora optar por outro, ora optar por ambos, dependendo da situação e usando seu bom senso:

    "Nenhum desses dois domínios" é problemático em si. Ambos são necessários para o pleno entendimento de uma unidade. É o Observador quem os correlaciona a partir de sua perspectiva externa." (Maturana e Varela, 2007)"

    E é por causa dessa condição de dependência do ponto de vista do observador, que os autores trazem novamente a frase "Tudo que é dito é dito por alguém".

    ResponderExcluir