Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

domingo, 24 de maio de 2009

Semântica

Segundo Maturana e Varela (2007, p.231), toda vez que um observador descreve os comportamentos de interação de organismos como se o significado que ele acredita que essas condutas têm para os participantes determinassem o curso de tais interações, ele faz uma descrição em termos semânticos.

Para nós, observadores, o estabelecimento ontogênico de um domínio de condutas comunicativas pode ser descrito como o estabelecimento de um domínio de comportamentos coordenados associáveis a termos semânticos. Isto é, como se o determinante da coordenação comportamental assim produzida fosse o significado do que o observador pode ver nas condutas, e não no acoplamento estrutural dos participantes (Maturana e Varela, 2007, p.229).

A semântica também está presente na definição de linguística: "Chamamos de linguística uma conduta comunicativa ontogênica, ou seja, um comportamento que ocorre num acoplamento estrutural ontogênico entre organismos, e que pode ser descrito em termos semânticos por um observador" (Maturana e Varela, 2007, p.231).

Nenhum comentário:

Postar um comentário