Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fenômenos sociais e comunicação

Segundo Maturana e Varela (2007) os acoplamentos entre organismos com sistema nervoso correspondem as unidades de terceira ordem. Assim, os autores entendem como fenômenos sociais os ligados às unidades de terceira ordem. Com isso, existe uma grande variedade de estilos de acoplamentos. Portanto, os fenômenos sociais acontecem num tipo particular de unidade. No entanto, o que é comum, quando se estabelecem os acoplamentos de terceira ordem, as unidades resultantes, geram uma fenomenologia interna específica. Essa fenomenologia corresponde a satisfação individuais dos organismos por meio de seus acoplamentos mútuos, estabelecendo uma rede de interação recíproca e harmônica. Toda vez que há um fenômeno social há um acoplamento estrutural entre indivíduos.
A comunicação entre os membros de uma unidade social, desencadeia comportamentos coordenados, condutas com ou sem a presença do sistema nervoso, no funcionamento dos organismos nos sistemas sociais. O peculiar da comunicação é o domínio do acoplamentos. Portanto, os comportamentos que ocorrem nesses domínios de acoplamentos sociais são comunicativos e podem ser inatos ou adquiridos.
MATURANA, H. R., VARELA, F. J. Os fenômenos sociais In: A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 6. ed. São Paulo: Palas Athenas, 2007. p.199-223.

Nenhum comentário:

Postar um comentário