Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Introdução às descrições semânticas dos Domínios Linguísticos e Consciência Humana.


Alguns entendimentos são necessários para a compreensão dos Domínios Linguísticos e Consciência Humana. A descrição semântica, de forma simples, pode ser entendida como aquilo que atribui significado aos domínios linguísticos( MATURANA e VARELA, 2001). Outros termos adotados pelos autores estão relacionados ao acoplamento e a ontogenia, que se faz necessário esclarecer. No acoplamento existe interação entre dois ou mais organismos que envolvem suas autopoieses. Um exemplo é a relação entre um gato e seu dono que estabelecem um contato com significado no despertar matinal. O gato caminha fazendo barulhos no piano caso o seu dono não abra a porta para ele sair para o jardim.

Por sua vez, a ontogenia é a história de mudanças estruturais de uma unidade, sem que esta perca a sua organização. Assim, nos domínios de acoplamentos sociais ocorrem comportamentos comunicativos que podem ser inatos ou adquiridos. Nos comportamentos comunicativos ontogênicos cada elemento comportamental é como se fosse uma palavra que permite relacionar condutas à linguagem humana. Neste caso, um dueto por ser citado como exemplo. Já nos comportamentos comunicativos lingüísticos existem as possibilidades de descrições semânticas.

MATURANA e VARELA. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001, p.228-229.

Nenhum comentário:

Postar um comentário