Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Linhagem Humana

Quanto ao nosso desenvolvimento somos animais sociais. A linhagem de hominídeos, à qual pertecemos, tem mais de quinze milhões de anos. No entanto, nossas principais aquisições foram há cerca de três milhões de anos.
Traços essenciais no nosso desenvolvimento: o andar bípede e ereto, o aumento da capacidade craniana, a mudança na conformação dentária e alteração dos ciclos de fertilidade das fêmeas.
Com todas essas alterações foi possível a evolução humana.
Estes primeiros hominídeos viviam em grupos, e este modo de vida, de constante cooperação e coordenação comportamental aprendida teria constituído o âmbito linguístico.
Entendo, a partir da citação do autor, e outros autores que como animais sociais em evolução , nossas principais aquisições humanas são: o andar, o falar e o pensar.
O nosso andar permitiu explorar o espaço físico em todas as dimensões, o nosso falar expressa, integra e socializa, e o nosso pensar nos liberta e em liberdade adquirimos consciência.
Maturana,Humberto R.A árvore do conhecimento:as bases biológicas da compreensão humana/Humberto R. Maturana e Francisco J.Varela;tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin; ilustração:Carolina Vial, Eduardo Osorio, Francisco Olivares e Marcelo Maturana Montañez - São Paulo: Palas Athena, 2001- CapIX. Domínios linguísticos e consciência humana. p.(241-245)

Nenhum comentário:

Postar um comentário