Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Cibernética, o Caminho do Tao e a Transitoriedade do Viver Humano

Proposta de Artigo

Título: A Cibernética, o Caminho do Tao e a Transitoriedade do Viver Humano
Autor: Maurício Manhães
Objetivo: Proceder a uma revisão de literatura a respeito dos temas “cibernética”, “pensamento sistêmico” e o “Caminho do Tao”. A partir dessa revisão, explicitar os possíveis agrupamentos conceituais que possam emergir.
Design/metodologia/abordagem: Será feita uma revisão de literatura baseada nos conceitos amplos de “cibernética”, “pensamento sistêmico” e o “Caminho do Tao”. A partir dos resultados serão selecionados sub-grupos de narrativas dos campos cognitivos a partir de uma sistematização de termos de busca.
Contribuições: Elaboração de um mapeamento dos principais modelos de tratamento de cada tema e das semelhanças e diferenças entre eles.
Limitações da pesquisa: O objetivo da pesquisa, devido ao seu foco restrito apenas em reconhecer os principais agrupamentos acadêmicos ao redor dos temas, exige um segundo esforço de pesquisa para elaborar um panorama integrador. A principal limitação está no fato de que a revisão de literatura será feita apenas na base “Scopus”.
Implicações práticas: A comparação e aproximação dos temas abordados permite estabelecer perspectivas de pesquisas com desdobramentos práticos no campo do estudo da complexidade.
Originalidade: A aproximação dos temas “cibernética” e “Caminho do Tao” é relativamente pouco explorada pelo meio acadêmico. Como exemplo, uma busca pelos termos “cybernetics” e “tão” na base Scopus retorna três resultados. Um dos artigos apontados é intitulado “Cybernetics of Tao”, publicado em 2010. (Ye, Z., & Yolles, M. (2010). Cybernetics of Tao. Kybernetes, 39(4), 527-552. doi: 10.1108/03684921011036772). A triangulação com o “pensamento sistêmico” não apresenta registro.
Palavras-chave: Cibernética, Caminho do Tao, Pensamento Sistêmico
Tipo de trabalho: Revisão de literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário