Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Filme: “O Enigma de Kaspar Hauser”

Neste filme relata-se o desenvolver do ser humano e evidencia as capacidades que possuímos para o desenvolver nossas habilidades e percepção do entorno via aprendizado – em si nossa culturalização-. Retrata a vida de Kasper que até o início de sua vida adulta ficou enclausurado num espaço onde não tinha contato com o mundo exterior – assim ficando com seus desenvolvimentos e reconheceres desprovidos de qualquer carga pré-concebida -.
E em não havendo contato desenvolve-se num mundo propriamente seu, onde suas emoções e reações são sintomáticas e não reações dadas pela cultura do entorno vivido e desenvolvendo a capacidade de relação com um mundo mais simplista, desvencilhada de formatos e conceitos pregados pela sociedade.
O filme apresenta um humano com visão pura do mundo, porém com ações firmes do que realmente deseja para si, mesmo indo ao pensamento contrário, pois para ele, sem conceitos pré observados, o momento é o que ele vive e baseia-se no seu entorno, assim, demonstra-se e transparecesse em suas ações de forma terna, age conforme seus instintos e observação e não indo ao encontro das imposições a ele impostas.

Filme: “O Enigma de Kaspar Hauser”
MATURANA, Humberto Romesín. YÁÑEZ, Ximena Dávila. Habitar Humano em seis ensaios de biologia-cultural. Trad. Edson Araújo Cabral. São Paulo: Palas Athena, 2009. cap. IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário