Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

terça-feira, 11 de maio de 2010

O desapego pode nos libertar para o Caminho do Amar





É uma expressão do TAO – desapego. Para compreendermos melhor é preciso inicialmente entender o que é apego. Apego é a dor da perda que se sente quando se dá valor e sentido ao perdido. Significa a dor que sentimos em relação a perda de algo ou alguém. A dor e o sofrimento existem no apego por um valor ou sentido transcendente que não o é. O sofrimento surge do apego ao valor que damos ao que é distinguido com a dor que sentimos por sua ausência e que se conserva.

O presente relacional está entre o “bem estar” e o “mal estar” que podem aumentar ou diminuir a dor e o sofrimento. Assim, o caminho que nos liberta do apego – dor e sofrimento – é o caminho que nos tira da ignorância, é o Caminho do Amar, que é o não saber, o não ser, de todo ser. É um viver em que tudo se vive, no saber que nada tem valor ou sentido em si, e em que tudo o que se vive, se vive na congruência com esse saber.

Então, o desapego é um modo de viver e não pode ser descrito, pois é espontâneo, com amor e ternura. Não possui controle, agressão, cobiça, vaidade ou inveja. Exercitar o desapego é um desafio !

MATURANA, H.R; DAVILA, X. Y. Biologia do Tao ou o Caminho do Amar. In: Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural , São Paulo: Palas Athena, 2009, 67-69.

Um comentário:

  1. O exercício do desapego nos faz romper com as barreiras internas que acabamos criando em nosso viver como forma de defesa em relação aos nossos medos. Esses medos surgem, na sua maioria, como resultado da falta de conhecimento em relaçãoes as situações novas que experenciamos e acima de tudo apoiado na falta de conhecimento dos nossos próprios sentimentos e limites.

    ResponderExcluir