Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sociedade em rede

A sociedade humana é complexa, sistêmica.
Possui a forma de rede, hoje cada vez mais mediada pela tecnologia.
Sua evolução, à semelhança da filogenia como um fenômeno seqüencial reprodutivo dos sistemas vivos em que necessariamente depende da conservação e adaptação de sua organização, dá-se passo a passo conservando uma estabilidade transgeracional de comportamentos ontogeneticamente adquiridas na dinâmica comunicativa.
Aqui, comunicação não é uma transmissão de informações, mas coordenação mútua de comportamentos entre organismos vivos. Já o comportamento comunicativo aprendido e linguístico é típico dos seres humanos.
Nesse sentido, o fluir histórico da sociedade humana se dá através da cultura que se estabelece, considerada como uma rede fechada de conversações que todos compartilham através do emocionar. Mudando as emoções, mudam as culturas.
A cultura do patriarcado surge por meio de conversações centradas no medo, na desconfiança, no controle, na dominação e na subjugação cotidiana. Apropriar-se da verdade, venerar a autoridade, acumular coisas e poder sem se importar com os outros é o seu modus operandi.
A cultura matrística, que vem a ser antecessora da cultura patriarcal/matriarcal, está centrada em relações de respeito e, portanto, de colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário