Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A TRANSFORMAÇÃO – RESUMO CAPÍTULO 2 – HABITAR HUMANO

O valor ou sentido que atribuímos às coisas é um modo cultural de olhar e atuar, e não uma propriedade intrínseca a elas. O valor é atribuído através do entendimento, que por sua vez resulta da estrutura do sistema nervoso. A estrutura e as relações dos componentes do sistema nervoso muda de maneira contingente ao fluir do organismo na conservação do seu viver. É a conservação do viver que define um caminho que leva o sistema nervoso a uma mudança estrutural que permite a ampliação do entendimento do nosso viver no mundo do linguajear. É o grau de entendimento do nosso viver que vai definir o valor do sentido que se dá às coisas, e disso decorre o bem estar. Há o bem estar decorrente da satisfação dos desejos e expectativas que se deseja viver e da ausência de perda do que se deseja conservar, porém, esse bem estar não reflete o caminho do bem estar que conserva o caminho do Tao, pois está sempre sujeito à dor e ao sofrimento. A transformação que se requer é um viver que responda à pergunta:

Qual é o indício relacional que se for conservado no fluir cambiante do viver humano tem como resultado espontaneamente a ampliação do entendimento sem palavras que leva a viver o que um observador chamaria de viver no Caminho do Tao? “.

A resposta dos autores: O Caminho do Amar.

MATURANA ROMESÍN, H; DAVILA YANEZ, X., Eras psíquicas da humanidade. In: Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural, são Paulo, Palas-Athena, 2009, p. 79-81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário