Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Amor - Cap 10 - Maturana


Segundo os autores no livro Árvore do Conhecimento - O amor nos permite criar um mundo em comum.
Alías nada existe sem o amor - até mesmo nosso corpo físico- o que permite que as células se especifiquem ao longo da formação do embrião ainda é um mistério pra ciencia, até mesmo o que as mantêm unidades...o que seria isso se não a maior expressão de amor das moléculas em permitir que nós possamos existir enquanto consciência? O amor esta em tudo são os óculos que usamos que nos impede de ver...a partir do momento que existe o amor construímos juntos um mundo em comum, formando assim um fenomeno social biológico só existe quando há o outro. Através do outro posso reconher e conhecer uma experiencia nova, ampliar nosso dominio cognitivo.
A partir do momento que conhecemos o conhecer surge a compaixão e fica clara a necessidade e a realidade do outro. Na nossa atual forma de viver onde a competição, a verdade e as certezas nos impedem de expressar a nossa essencia plena de amor, que é o caminho da verdadeira plenitude e felicidade....
O que nos impede? NADA...é só querer, vc já é o amor.

A árvore do conhecimento:as bases biológicas da compreensão humana/Humberto R. Maturana e Francisco J.Varela;tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin; ilustração:Carolina Vial, Eduardo Osorio, Francisco Olivares e Marcelo Maturana Montañez - São Paulo: Palas Athena, 2001- CapIX. Domínios linguísticos e consciência humana. p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário