Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eras psíquicas, moderna, pós-moderna e pós-pós-moderna

Era Psíquica Moderna



Dinâmica emocional fundamental: domínio da autoridade e alienação no poder.



Expansão do saber da ciência, da tecnologia e do sentir que se conhece a "realidade". Confiança em que a ciência e a tecnologia gerarão bem-estar a humanidade por meio da autoridade da razão. Conservação da linhagem tipo Homo sapiens-amans arrogans e Homo sapiens-amans agressans. E assim, saber o que é bom para o outro.



Era Psíquica Pós-Moderna



Dinâmica emocional fundamental: domínio da confiança no saber que se sabe que se crê que se sabe. Tentação da onipotência, cegueira no saber que se sabe o que se diz que se sabe.



Acreditamoa que podemos fazer tudo se operarmos de acordo com as coerências do domínio. Hegemonia da liderança, entregar a autonomia e a responsabilidade do conviver e do fazer a um eleito superior.



Era Psíquica Pós-Pós-Moderna



Dinâmica emocional fundamental: surgimento da reflexão e da ação ética consciente: a grande oportunidade.



Inicia-se com nosso perceber e aceitar a responsabilidade de saber que somos nós mesmos que, com nossas cequeiras, somos criadores tanto do mal-estar de nosso viver cotidiano como o dano no antroposfera e na biosfera e destruição da possibilidade de existência. Era é o reencontro com nosso ser biológico amoroso, assim a noção de liderança perde validade.
MATURANA, H. R., YÁÑEZ, X. D. Habitar humano: em seis ensaios de biologia-cultural. In:_______, Eras psíquicas da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2009. 29-55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário