Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Certeza/ Explicação


Certeza
:

Segundo Maturana e Varela (2007, p.22), tendemos a viver num mundo de certezas, de solidez perspectiva não contestada, em que nossas convicções provam que as coisas são somente como as vemos e não existe alternativa para aquilo que nos parece certo.

"Toda experiência de certeza é um fenômeno individual cego em relação ao ato cognitivo do outro" (Maturana e Varela, 2007, p.22).


Explicação:

Uma explicação é sempre uma proposição que reformula ou recria as observações de um fenômeno, num sistema de conceitos aceitáveis para um grupo de pessoas que compartilham um critério de validação (Maturana e Varela, 2007, p.34).

Ainda segundo Maturana e Varela (2007, p.34), podemos distinguir essencialmente quatro condições que devem ser satisfeitas na proposição de uma explicação científica, as quais não necessariamente ocorrem de modo seqüencial, mas sim de maneira imbricada:
  1. Descrição do fenômeno ou fenômenos a explicar, de maneira aceitável para a comunidade de observadores;
  2. Proposição de um sistema conceitual capaz de gerar o fenômeno a explicar de modo aceitável para a comunidade de observadores (hipótese explicativa);
  3. Dedução, a partir de "2.", de outros fenômenos não explicitamente considerados em sua proposição, bem como a descrição de suas condições de observação na comunidade de observadores;
  4. Observação de outros fenômenos, deduzidos à partir de "2.".
Somente quando esse critério de validação é satisfeito, uma explicação é considerada científica. E uma afirmação só é científica quando se fundamenta em explicações científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário