Complexidade, conhecimento e sociedade em rede

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: as bases biológicas da compreensão humana. Resumo: Cap. VIII – Os Fenômenos Sociais

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: as bases biológicas da compreensão humana.

Resumo: Cap. VIII – Os Fenômenos Sociais - Insetos sociais

Os acoplamentos comportamentais não são únicos entre as espécies de insetos sociais, caso clássico. Ex: abelhas, formigas, etc...
Variedades de formas dos indivíduos caracteriza a sua participação e identificação e funções dentro do grupo. Porém o mecanismo a relação de entendimento entre os seres ocorre através dos acoplamentos e com troca de substâncias entre as castas e com isto forma uma dinâmica estrutural fisiológica.
Este intercâmbio químico entre os insetos sociais e membros do grupo é chamado: Trofolaxe ( define-se como uma ação química mútua,faz com que seres convivam em grupos, reconhecendo que são da mesma espécie);nos seres humanos, essa trofolaxe pode ser chamada de linguística por ser a linguagem o meio de interação.
Entre os insetos toda a antogenia ( descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo desde o ovo fertilizado até sua forma adulta), de um dado indivíduo, como membro da unidade esta associado a troca de substâncias trofoláticas seletivas, onde determina a casta, o modo de cooperação nestas sociedades.
É evidente o grau de rigidez e inflexibilidade nas espécies de invertebrados, em virtude de sua estrutura (quitina) que engesa o seu tamanho (limita o ser) e com isto limita seu sistema nervoso e evolução, neste sentido, os insetos não se distinguem individualmente por sua variedade comportamental e capacidade de aprendizagem. Por outro lado os vertebrados (sem limitação de estrutura, organismos celulares maiores) permite maior diversidade de estados e de comportamentos.

MATURANA, H. R., VARELA, F. J. Os Fenômenos Sociais, in: A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 6 ed. Editora Palas Athena. São Paulo, SP.2007. pg. 205 a 209.

Nenhum comentário:

Postar um comentário